Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2000 - 12h16

Promotor francês investiga sistema de espionagem dos EUA

Publicidade

da Reuters
em Paris (França)

Um promotor francês iniciou uma investigação judicial preliminar sobre o funcionamento do sistema de espionagem norte-americano Echelon, afirmou a promotoria do país nesta terça-feira (4).

O Echelon, criado durante a Guerra Fria, pode interceptar milhões de mensagens enviadas por telefone, fax ou e-mail. Os EUA foram acusados de usá-lo para espionar seus aliados em assuntos econômicos, o que o governo norte-americano nega.

A investigação, que poderia detonar um embate diplomático entre os EUA e a França, não resultará necessariamente em um processo judicial, afirmou um porta-voz do promotor Jean-Pierre Dintilhac, encarregado do caso.

Coincidentemente, o Parlamento Europeu deve decidir nesta quarta-feira (5), em Estrasburgo (França), se deve encarregar uma comissão de investigar se o Echelon fere os diretos de cidadãos e empresas européias.

Dintilhac deu início às investigações como resposta a uma carta do deputado do Parlamento Europeu, Thierry Jean-Pierre (de direita), que afirmou que o sistema de vigilância feria os interesses econômicos da França e dos franceses.

O promotor determinou que a agência de contra-espionagem do país descubra se as atividades do Echelon podem ser classificadas, segundo as leis francesas, de "prejudiciais aos interesses da nação".

A confirmação das suspeitas poderia levar a uma ação legal, apesar de ser difícil prever como uma agência do governo norte-americano seria processada em uma corte da França.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Clique aqui para ler mais notícias da agência Reuters na Folha Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página