Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2001 - 18h32

Israel inicia retirada de seu Exército de Belém

Publicidade

da France Presse, em Belém

O Exército israelense começou a se retirar de Belém e Beit Jalá, locais que haviam sido novamente ocupados há dez dias, informaram fontes militares.

Sete tanques começaram a se dirigir para o sudeste de Belém, fora do bairro de Hindaza, ao mesmo tempo em que militares deixavam uma casa que havia sido ocupada no setor de Beit Jala, segundo testemunhas.

Horas antes, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, havia ordenado que suas tropas se preparassem para "a retirada de Belém e Beit Jala", depois de uma reunião do gabinete de segurança do Estado hebreu, informaram fontes oficiais. Inicialmente, a retirada deveria começar nas primeiras horas de segunda-feira (29).

"O primeiro-ministro avisou ao Exército para começar os preparativos com vistas a uma retirada das forças de Beit Jala e Belém, desde que os palestinos cumpram seus compromissos de cessar-fogo nesse setor", informou a presidência do Conselho de Segurança em comunicado.

Ariel Sharon havia convocado uma reunião do gabinete de segurança para a hoje á noite, depois do tiroteio que matou quatro israelenses e deixou 31 feridos na cidade de Hadera (norte), informou a rádio pública local.

Dois palestinos armados com fuzis de assalto abriram fogo do veículo em que estavam contra as pessoas que esperavam num ponto de ônibus no centro de Hadera. Quatro mulheres israelenses morreram e 31 ficaram feridas pelos palestinos, que foram abatidos por dois policiais.
O movimiento radical palestino Jihad Islâmica assumiu o tiroteio de Hadera em comunicado.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade