Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2007 - 19h42

Tempestade tropical deixa em alerta costa sudoeste do México

Publicidade

da Efe, no México

A tempestade tropical Henriette, que se desloca quase paralelamente a 140 quilômetros do litoral do México, colocou nesta sexta-feira em alerta uma ampla faixa do sudoeste do país, já que pode se transformar em furacão nos próximos dias.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) colocou em alerta moderado uma área que abrange cerca de 1.200 km de costa entre Puerto Ángel, no Estado de Oaxaca, e Puerto Vallarta, em Jalisco, devido à presença do ciclone.

Henriette é o resultado da transformação da depressão tropical 11-E, que estava no Pacífico mexicano nos últimos dias e ganhou força até se transformar em uma tempestade tropical localizada a 140 km ao sul do balneário turístico de Acapulco.

A zona litorânea atingida pelas chuvas que acompanham a tempestade se estende pelos Estados de Jalisco, Michoacán, Guerrero e Oaxaca, informou Alberto Hernández, meteorologista do SMN.

"A boa notícia é que a tempestade Henriette está paralela ao litoral do Pacífico mexicano", afirmou o especialista, que, no entanto, disse que é possível que haja uma aproximação em relação ao litoral do México nos próximos dias.

Hernández disse que Henriette pode se transformar em furacão no próximo domingo (2) na altura de Jalisco, com ventos de até 130 km/h.

Para os próximos dias, existe a possibilidade de que Henriette encontre uma frente fria e atinja também a área de Los Cabos, no extremo sul da península ocidental da Baixa Califórnia.

O último boletim do SMN, emitido às 8h (10h de Brasília), informa que a tempestade se movimenta rumo oeste-noroeste a 15 km/h com ventos de 65 km/h e seqüências de até 85 km/h.

O SMN pediu que a população aumente as precauções diante da possibilidade de intensas ondas e chuvas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página