Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2007 - 19h05

EUA e Coréia do Norte iniciam rodada de negociações em Genebra

Publicidade

da Efe, em Genebra

O secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos, Christopher Hill, afirmou neste sábado que a questão da saída da Coréia do Norte da lista de países que patrocinam o terrorismo estava na pauta da primeira rodada dos dois dias de negociações em Genebra.

O principal negociador de Washington ficou satisfeito com os intercâmbios sustentados hoje com a delegação norte-coreana. Ele declarou que a eliminação da Coréia do Norte da lista de Estados que patrocinam o terrorismo "é de máximo interesse para eles e, portanto, houve uma profundo análise" a respeito.

As discussões sobre esse tema continuarão esta noite e amanhã na missão norte-coreana em Genebra, como parte da agenda que ambas as partes negociam com vistas a melhorar as relações bilaterais e avançar nos compromissos de desnuclearização da Coréia do Norte.

Em declarações à imprensa, Christopher Hill disse que nas discussões deste sábado havia "chegado a um entendimento" entre as duas partes sobre os assuntos a resolver nos próximos meses. Ele também afirmou que a etapa seguinte será centrada na questão da eliminação das armas nucleares norte-coreanas e na ajuda energética e econômica ao país asiático.

O secretário de Estado adjunto antecipou que outro encontro, em fevereiro de 2008, deverá decidir com maior precisão sobre a aplicação do programa total de desnuclearização.

Na próxima semana está prevista outra rodada de negociações bilaterais entre Coréia do Norte e Japão.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página