Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2001 - 17h42

EUA vão exigir visto para 6 países, como Argentina, Itália e Portugal

Publicidade

da Folha Online

Os Estados Unidos vão revogar o direito de cidadãos de seis países de entrar em território norte-americano sem precisar de visto. A lista inclui a Argentina, Uruguai, Itália, Bélgica, Eslovênia e Portugal.

O jornal "The Washington Post" publicou hoje reportagem dizendo que seria anunciada a revisão do programa para os seis países, que apresentam problemas que vão desde crise econômica até furto e falsificação de passaportes. O programa de entrada sem visto vale atualmente para 29 países.

Segundo o jornal, a revisão já estava programada antes dos atentados de 11 de setembro, mas que agora seria feito de maneira acelerada e poderia resultar em recomendações antes do final do ano.

O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou que irá ajustar os controles migratórios e a política de concessão de vistos para impedir a entrada de terroristas.

Ontem, Bush autorizou a restrição na emissão de vistos para estudantes. Segundo o governo dos EUA, trata-se de mais uma medida para tentar impedir a entrada de pessoas que possam estar envolvidas com atividades terroristas.

Um dos 19 sequestradores dos aviões utilizados nos atentados do da 11 de setembro entrou nos Estados Unidos legalmente, com um visto de estudante comum. São emitidos em torno de 600 mil vistos de estudo nos EUA por ano.

Bush pediu hoje a assessores que estudem maneiras para melhorar o sistema e aumente a rigidez no fornecimento de vistos para estudantes.

  • Com agências internacionais

    Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página