Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2007 - 14h44

Indonésia retira aviso de tsunami emitido em razão de terremoto

Publicidade

da Folha Online

A Indonésia anunciou a retirada do aviso de tsunami estabelecido após um terremoto de 6.2 registrado na escala Richter. Ontem, ao menos três tremores de grande proporção atingiram a região, informou o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus na escala Richter causou a formação de um tsunami que matou mais de 131 mil na Província de Aceh, na Indonésia.

Arte Folha Online

Nesta quarta-feira, um terremoto de 8,2 graus na escala Richter matou ao menos dez pessoas, feriu outras cem e causou a formação de um tsunami de pequena intensidade.

O tremor --que ocorreu às 18h10 (8h10 de Brasília)-- se localizou a 15,6 km subterrâneos na região sul da ilha de Sumatra, segundo os meteorologistas. O epicentro do terremoto se localizou 105 quilômetros a sudoeste da Província de Bengkulu, em Sumatra.

Uma réplica com 5,7 graus de magnitude na escala Richter, foi registrada no litoral da ilha de Sumatra duas horas depois, pouco após outro abalo de 5,2 graus.

Na noite de ontem, outro tremor, de 7,5 graus na escala Richter, foi registrado pelo Centro Geológico do Japão e pelo Centro Geológico dos Estados Unidos. O terremoto ocorreu a 200 km de Bengkulu, na ilha de Sumatra, e apresentou uma profundidade de 10 km.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, é vulnerável a terremotos porque fica localizada na região do chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, área de ponto de encontro das placas tectônicas oceânicas, que é causa de uma forte atividade sísmica e vulcânica na região.

Vítimas

O número relativamente pequeno de vítimas é atribuído aos esforços do governo, e ao fato de o país ter sido atingido por muitos terremotos nos últimos três anos.

"As pessoas entendem melhor o perigo dos terremotos", diz Bakrie. "O governo central e os governos distritais avisaram as pessoas (...) Isso mostra que o sistema funciona".

O tremor de 8,2 graus desta quarta-feira causou pânico em Bengkulu, e uma multidão saiu para as ruas. O terremoto foi sentido na capital indonésia, Jacarta, onde centenas de funcionários deixaram prédios de escritórios depois que os edifícios foram balançados.

"Portas começaram a rachar, e o apartamento todo parecia que ia ruir", disse Rahayu Saraswati, que mora no 35º andar de um prédio em Jacarta. "Nós corremos para a escada de emergência ao lado de outros moradores, e todos se aglomeraram no hall do edifício".

De acordo com Bakrie, milhares de casas ficaram danificadas em Sumatra.

Com Reuters e Associated Press

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página