Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2007 - 19h11

Cidades de Peru, Índia e China estão entre as mais poluídas do mundo

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Zonas industriais no Peru, Índia, China e na antiga União Soviética apareceram, nesta semana, no topo de uma lista que elegeu os lugares mais poluídos do planeta. Uma organização ambiental, que participou do estudo, afirmou que milhões de pessoas são diariamente ameaçadas por químicos tóxicos nessas localidades.

A base de produção de Tianying, no leste da China, e a cidade industrial de Vapi, na Índia, também foram incluídas na lista, que já contava com a cidade peruana de La Oroya, povoado mineiro na região andina.

Vincent Du/Reuters
Município de Tianying, no leste da China
Município de Tianying, no leste da China

A listagem foi elaborada pelo Instituto Blacksmith em Nova York e pelo grupo ambiental suíço Green Cross.

A mineração, o legado de poluição deixada pela Guerra Fria e a produção industrial não fiscalizada são os maiores responsáveis pela poluição identificada no relatório do Instituto Blacksmith.

"Vapi é o exemplo de região sufocada por distritos industriais --mais de 50 [fábricas] envenenam o solo e os lençóis freáticos com pesticidas, químicos cancerígenos, cromo, mercúrio, chumbo e cádmio", diz o estudo.

O ranking foi montado com base em uma escala de poluição e no número de pessoas afetadas. "As crianças estão doentes e morrendo nesses lugares poluídos, não é preciso ser nenhum gênio para ver isso", afirmou o diretor do instituto Richard Fuller.

Também aparecem, pela primeira vez na lista (que não constavam na relação divulgada no ano passado), a cidade de Sumgayit, no Azerbaijão, onde existiu uma base industrial, da antiga União Soviética, que contamina a área com produtos químicos e metais pesados.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página