Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2001 - 20h57

Cruz Vermelha acusa Israel de violar Convenção de Genebra

Publicidade

da France Presse, em Amã (Jordânia)

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) acusou hoje Israel de violar a Convenção de Genebra sobre a proteção de civis em tempos de guerra.

"Nosso trabalho, nossa razão de ser desde 1967 (guerra árabe-israelense) é cuidar para que as autoridades israelenses respeitem as disposições da IV Convenção de Genebra", indicou o diretor-geral do CICR, Paul Grossrieder, em entrevista coletiva em Amã.

"Está claro que há inúmeras violações", disse Grossrieder depois de uma rápida visita no domingo aos territórios ocupados. Ele está de visita à região, e ainda deve passar por Israel, Líbano, Síria e Egito.

Grossrieder qualificou de "violações" as "colônias ilegais" construídas por Israel nos territórios ocupados e "a destruição de casas (palestinas)" por soldados israelenses.

Ele disse que é fundamental que o CICR possa visitar os prisioneiros palestinos nas penitenciárias israelenses e a garantia à livre circulação das ambulâncias para levar os feridos aos hospitais.

"Algumas cláusulas da lei internacional não são respeitadas. Israel é um dos países signatários desses tratados, e portanto está comprometido com eles e deve respeitá-los", disse.

"Pude constatar ontem (domingo), quando fui a algumas áreas dos territórios (palestinos), que não há como comparar a situação atual com a de 14 anos atrás, quando estava aqui como delegado do CICR. É muito mais grave".

Grossrieder declarou que pretende conversar sobre essas questões com israelenses na terça-feira, e que vai se reunir com membros palestinos na quarta-feira, quando voltar a visitar os territórios.

O diretor-geral disse que também vai falar sobre a questão dos soldados israelenses que foram capturados no dia 7 de outubro de 2000 pelo movimento xiita libanês Hezbolá.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página