Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2001 - 00h57

Ministro das Relações Exteriores da Alemanha ameaça renunciar

Publicidade

da France Presse, em Berlin

O líder do partido Verde e ministro alemão das Relações Exteriores, Joschka Fischer, ameaçou renunciar a seu cargo se seu partido se opuser à participação militar da Alemanha na guerra contra o terrorismo, de acordo com a edição de hoej do jornal "Sueddeutsche Zeitung".

Joschka Fischer, explica o jornal, participou na noite de ontem de uma agitada reunião dos parlamentares do PV. Vários deputados do partido criticaram violentamente a participação das Forças Armadas alemãs na ofensiva norte-americana contra o Afeganistão.

Fischer abandonou a reunião subitamente, e advertiu que "não está atado à sua cadeira ministerial", conta a publicação.

Aparentemente, o que detonou a controvérsia em relação à participação alemã foi a vice-presidente do Bundestag (câmara dos deputados), a ecologista Antje Vollmer, muito crítica do chanceler social-democrata Gerhard Schroeder.

O governo alemão decidiu na quarta-feira, a pedido dos EUA, e de acordo com suas obrigações de membro da OTAN, pôr à disposição da coalizão antiterrorista 3.900 soldados.

Segundo a edição desta quinta-feira do jornal popular Bild, a Alemanha vai enviar ao Uzbequistão, na fronteira com o Afeganistão, uma unidade de 800 homens com carros de combate Fuchs (Renard/Fox) especializados na detecção de armas nucleares, bacteriológicas e químicas, uma unidade médica de 250 soldados e cem miliatares do comando das Forças Especiais.

O Bondestag vai se pronunciar na próxima semana sobre a proposta de Schroeder de pôr 3.900 soldados à disposição da coalizão antiterrorista.


Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página