Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2007 - 20h59

Menina abandonada na Austrália irá viver com a avó na China

Publicidade

da Folha Online

A menina Qian Xun Xue, 3, abandonada em uma estação de trem na Austrália pelo pai, irá viver com a avó, Liu Xiaoping, que deve buscá-la em cerca de uma semana, segundo Ray Smith, chefe da Agência para Infância e Família da Nova Zelândia.

O governo da Nova Zelândia tenta acelerar o visto para que Liu possa resgatar a neta o quanto antes, segundo o oficial.

Reuters
Michael Xue e Anni Liu com a filha Qian Xun Xue; polícia emite ordem de prisão contra xue
Michael Xue e Anni Liu com a filha Qian Xun Xue; polícia emite ordem de prisão contra Xue

A polícia neo-zelandesa emitiu uma ordem de prisão contra o pai da menina, Michael Xue, 54. A ordem ocorreu após a polícia encontrar o corpo da mãe da menina, Anan Liu, 27, no porta-malas de um carro em frente à sua casa, em Auckland.

Uma operação internacional envolvendo policiais da Nova Zelândia, Austrália, Ilhas Marshall e Estados Unidos, além do FBI e da Interpol, está em curso para localizar e deter Michael Xue.

O detetive neo-zelandês Simon Scott informou que suspeita que o pai --um editor neozelandês com antecedentes de violência-- assassinou a mulher, que havia abandonado o marido há alguns meses por causa de maus-tratos.

Depois, ele teria seqüestrado e abandonado a pequena Qian Xun Xue em uma estação de trem de Melbourne, na Austrália, no último sábado (15).

Violência

A polícia da Nova Zelândia informou que Xue havia sido acusado, no ano passado, de agredir a mulher, e que uma espada que ele possuía havia sido confiscada. Ele teria resgatado o objeto um dia antes de deixar a Nova Zelândia e seguir para a Austrália.

Liu teria ido para a China em uma ocasião para fugir do marido, mas retornou a Auckland.

A diretora de um abrigo de mulheres afirmou que Liu passou um mês no local no ano passado, e que recebeu ajuda legal para se proteger contra Xue. "Ela relatou que havia sofrido agressões por parte do marido em várias ocasiões", disse Shila Nair à rádio local.

O legislador neo-zelandês Pansy Wong, que conhecia a família, disse que a avó da menina virá da China para cuidar da criança, que está em um abrigo temporário em Melbourne.

A polícia de Auckland informou ainda que uma mulher que disse ser filha do primeiro casamento de Xue, que estava desaparecida desde 2000, telefonou para dar informações a respeito da personalidade do pai.

No ano passado, Xue apareceu em um documentário da TV fazendo um apelo para que a filha mais velha retornasse para casa.

Com Associated Press e Efe

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página