Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2000 - 16h08

Governo Alemão quer aprovar casamento homossexual ainda em 2000

Publicidade

da Deutsche Welle
na Alemanha

A coalizão de governo da Alemanha quer possibilitar o casamento de homossexuais no país ainda este ano. Os dois partidos governistas, SPD (social-democrata) e Verde, apresentaram nesta quarta-feira (05) um projeto de lei garantindo aos casais de gays e lésbicas direitos e deveres semelhantes aos dos pares heterossexuais.

Os partidos de oposição conservadora CDU (União Democrata-Cristã) e CSU (União Social-Cristã) avaliaram o projeto de lei como "uma agressão ao matrimônio". O ministro do Interior, Otto Schily, e o bispo luterano, Wolfgang Huber, também questionaram a constitucionalidade da iniciativa que visa acabar com as discriminações legais contra os homossexuais.

A aprovação do projeto esta garantida na Bundestag (câmara baixa do Legislativo) pela maioria governista, mas corre perigo na câmara alta. Por isso, os líderes do SPD no Parlamento, Peter Struck, e do Partido Verde, Kerstin Müller, apelaram para a CDU e a CSU não bloquearem a lei no Bundesrat. O projeto marca uma mudança radical nas relações do Estado com a minoria homossexual, destacaram.

O ministro do Interior argumentou que a igualdade entre os pares heterossexuais e homossexuais contraria várias leis, como a de asilo político, por exemplo. De fato, a coalizão de governo terá de reformar quase 100 leis para institucionalizar o registro da união de casais gays e lésbicas em cartório civil.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Clique aqui para ler mais notícias da Deutsche Welle.



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página