Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2007 - 17h35

Yushchenko diz que eleições na Ucrânia serão "honestas"

Publicidade

da Efe, em Kiev

O presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, assegurou neste sábado que as eleições parlamentares antecipados deste domingo no país serão "honestas e livres", e seus resultados, "inquestionáveis".

"Seu voto pode mudar nossa vida. Seu poder e seu direito exclusivo de ser donos nesta terra estão protegidos pela Constituição e pelo meu juramento como presidente", disse Yushchenko em sua última mensagem pela televisão à nação antes das eleições.

Yushchenko, cujo partido Nossa Ucrânia está na oposição, respondeu assim a seu antagonista e rival político, o primeiro-ministro Viktor Yanukovich, que acusa o presidente e a seus aliados "laranjas" de preparar uma fraude.

Apesar de o dia ser uma jornada de reflexão, o presidente, aproveitou seu discurso pela televisão para pedir para si e seus aliados o voto de confiança popular.

"O país precisa de uma mudança de rumo, sem meios passos nem dois pesos e duas medidas. Basta de caos, estagnação e imitação das reformas, como agora", disse em alusão ao governo de Yanukovich e a sua própria promessa de modernizar e democratizar o país para levá-lo ao seio da União Européia.

"Os senhores não elegem entre simpatias regionais, mas o destino de seu país", assinalou em alusão à divisão da Ucrânia no leste pró-russo que apóia Yanukovich, e no oeste que respalda as forças aliadas da Revolução Laranja de 2004 que o catapultou ao poder.

Yushchenko assegurou que com este pleito antecipado, que deve pôr fim a meio ano de paralisia do poder, a "Ucrânia entra em um novo dia", e se proclamou "fiador da paz e da estabilidade na sociedade."

Ele também prometeu convocar um plebiscito para reformar a Constituição e reafirmou sua "vontade de unir toda a sociedade" para conseguir o cumprimento de seus programas político, econômico e social.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página