Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2007 - 18h49

Caso Blackwater: agentes teriam atirado de helicópteros

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os agentes da Blackwater teriam atirado também de helicópteros no dia 16 de setembro passado, quando a companhia de segurança privada americana esteve envolvida num sangrento tiroteio em Bagdá, informou a revista "Newsweek" em sua edição que estará nas bancas a partir de segunda-feira.

De acordo com a revista --que cita documentos confidenciais da polícia iraquiana e depoimentos de oficiais-- os investigadores iraquianos pensam que alguns dos tiros que mataram pelo menos 10 iraquianos foram disparados de helicópteros.

Segundo um texto redigido em 17 de setembro pelo principal investigador, helicópteros da Blackwater abriram fogo contra carros e civis pouco depois do início do tiroteio, informou a "Newsweek".

O general Hussein al Awadi também disse à revista americana que a trajetória de alguns impactos de bala comprova que houve disparos efetuados de helicópteros.

Segundo a revista, os dirigentes da maior empresa de segurança privada do Iraque admitiram a presença de helicópteros no lugar, mas negaram que eles tenham efetuado disparos.

A Blackwater sustenta que seus agentes atiraram em resposta a tiros e à ameaça de um veículo suspeito.
Entretanto, testemunhas do tiroteio afirmam que os homens da Blackwater atiraram em civis sem ter sofrido um ataque prévio.

A tragédia provocou a indignação da população iraquiana.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página