Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2000 - 16h18

França condena chantagem da Áustria para derrubar sanções da UE

Publicidade

da Reuters
em Paris (França)

A França, atual presidente da UE (União Européia), disse nesta quarta-feira (5) que não irá aceitar as chantagens da Áustria para tentar convencer o bloco europeu a derrubar as sanções políticas impostas logo após a subida ao poder do partido de extrema-direita então liderado por Joerg Haider.

"Certamente não deve estar no interesse da Áustria a prática desse tipo de chantagem", disse a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Anne Gazeau-Secret.

A França garante que a Áustria vai continuar participando como integrante da UE seguindo a "rática estabelecida pela presidência portuguesa", ela acrescentou. Gazeau-Secret referia-se à presidência anterior da UE, controlada por Portugal durante seis meses.

Os líderes europeus já concordaram que as sanções vão continuar até que um grupo de três especialistas analise a questão dos direitos humanos na Áustria e as posições políticas do Partido da Liberdade.

A Áustria decidiu na terça-feira (4) realizar um referendo em outubro ou novembro para discutir as sanções, que desde fevereiro vêm barrando todos os contatos bilaterais entre Viena e os outros 14 países do bloco europeu.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página