Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2001 - 10h44

Militantes ligados a Bin Laden são presos na Espanha

Publicidade

da Folha Online

Nove militantes islâmicos ligados a Al Qaeda -rede terrorista cujo líder é Osama bin Laden- foram presos na Espanha. A informação foi divulgada hoje pelo ministro do Interior, Mariano Rajoy.

De acordo com o ministro, os nove homens de nacionalidades tunisiana, argelina e síria trabalhavam na recruta de voluntários para os campos de treinamento da rede Al-Qaeda. "Entre as atividades que eles realizavam estava o recrutamento de pessoas para os campos de treinamento de terroristas e o fornecimento de documentos falsos para dar apoio a pessoas próximas a estes grupos."

As prisões ocorrem depois de dois anos de investigações coordenadas pelo juiz Baltasar Garzón.

Não é a primeira vez que a Espanha prende extremistas islâmicos suspeitos de terem relações com Bin Laden, o principal acusado pelos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Duas semanas depois dos ataques do dia 11, a Espanha prendeu seis argelinos acusados de participar da Daawa wal Jihad, grupo suspeito de ter relação com a Al Qaeda.

Em junho, a Espanha já havia prendido Mohammed Bensakhria, apontado como um importante integrante da Al Qaeda. Bensakhria, que foi preso na cidade de Alicante (sul) acabou sendo extraditado para a França em julho.

  • Com agências internacionais

    Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia


  • Leia mais no especial Espanha - País Basco
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página