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13/11/2001
-
20h42
da France Presse, em Nova York
O piloto do Airbus 300 da American Airlines que caiu ontem em Nova York perdeu o controle do avião após dois ruídos na cabine de comando do avião, segundo as primeiras informações obtidas com as caixas-pretas.
De acordo com George Black, que dirige a investigação realizada pelo Bureau Nacional de Segurança para os Transportes (NTSB), um exame preliminar das turbinas do Airbus também revelou que os motores "não sofreram avarias internas".
O Airbus da American Airlines caiu no bairro do Queens, em Nova York, minutos após decolar do Aeroporto John F. Kennedy rumo a Santo Domingo, na República Dominicana, matando as 260 pessoas a bordo e pelo menos outras cinco pessoas em terra.
A gravação das comunicações, que estava na primeira caixa-preta encontrada ontem, revela "ruídos na cabine de comando" do avião, aproximadamente um minuto e meio após a decolagem, disse Black durante uma entrevista coletiva em Nova York. O funcionário não opinou sobre a origem dos ruídos, que ocorreram em um intervalo de 14 segundos.
Imediatamente após os ruídos, o co-piloto pediu "potência máxima", o que sugere que o avião perdia velocidade. Segundo Black, os dois pilotos ainda fizeram "comentários indicando a perda de controle" do avião antes do final da gravação.
Black revelou ainda que a gravação na cabine de comando durou ao todo dois minutos e 24 segundos, desde a decolagem do Airbus até momentos antes da queda do avião.
A gravação mostra que a decolagem do Airbus foi normal, com os pilotos controlando o avião sem problemas, antes dos ruídos na cabine e da queda quase vertical do aparelho sobre o bairro do Queens.
Black descartou a hipótese de que uma ave tenha entrado na turbina. "Não há qualquer indicação de um objeto de origem externa" nas turbinas.
As informações obtidas na caixa-preta provocam algumas questões, como a origem dos ruídos na cabine, por que os pilotos perderam o controle do aparelho e por que as turbinas se separaram da asa do avião.
Os investigadores esperam responder estas perguntas com a segunda caixa-preta do Airbus, que foi encontrada na tarde desta terça-feira na Baía da Jamaica.
Esta segunda caixa-preta, que tem as informações técnicas do vôo, como altitude, inclinação e potência das turbinas, está sendo analisada em Washington.
Os pesquisadores vão divulgar uma transcrição completa da gravação, assim que os funcionários da Airbus chegarem a Washington procedentes da França.
Leia mais no especial Acidentes Aéreos
Piloto do Airbus pode ter perdido o controle do avião
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O piloto do Airbus 300 da American Airlines que caiu ontem em Nova York perdeu o controle do avião após dois ruídos na cabine de comando do avião, segundo as primeiras informações obtidas com as caixas-pretas.
De acordo com George Black, que dirige a investigação realizada pelo Bureau Nacional de Segurança para os Transportes (NTSB), um exame preliminar das turbinas do Airbus também revelou que os motores "não sofreram avarias internas".
O Airbus da American Airlines caiu no bairro do Queens, em Nova York, minutos após decolar do Aeroporto John F. Kennedy rumo a Santo Domingo, na República Dominicana, matando as 260 pessoas a bordo e pelo menos outras cinco pessoas em terra.
A gravação das comunicações, que estava na primeira caixa-preta encontrada ontem, revela "ruídos na cabine de comando" do avião, aproximadamente um minuto e meio após a decolagem, disse Black durante uma entrevista coletiva em Nova York. O funcionário não opinou sobre a origem dos ruídos, que ocorreram em um intervalo de 14 segundos.
Imediatamente após os ruídos, o co-piloto pediu "potência máxima", o que sugere que o avião perdia velocidade. Segundo Black, os dois pilotos ainda fizeram "comentários indicando a perda de controle" do avião antes do final da gravação.
Black revelou ainda que a gravação na cabine de comando durou ao todo dois minutos e 24 segundos, desde a decolagem do Airbus até momentos antes da queda do avião.
A gravação mostra que a decolagem do Airbus foi normal, com os pilotos controlando o avião sem problemas, antes dos ruídos na cabine e da queda quase vertical do aparelho sobre o bairro do Queens.
Black descartou a hipótese de que uma ave tenha entrado na turbina. "Não há qualquer indicação de um objeto de origem externa" nas turbinas.
As informações obtidas na caixa-preta provocam algumas questões, como a origem dos ruídos na cabine, por que os pilotos perderam o controle do aparelho e por que as turbinas se separaram da asa do avião.
Os investigadores esperam responder estas perguntas com a segunda caixa-preta do Airbus, que foi encontrada na tarde desta terça-feira na Baía da Jamaica.
Esta segunda caixa-preta, que tem as informações técnicas do vôo, como altitude, inclinação e potência das turbinas, está sendo analisada em Washington.
Os pesquisadores vão divulgar uma transcrição completa da gravação, assim que os funcionários da Airbus chegarem a Washington procedentes da França.
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