Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2007 - 19h30

Peregrinos de 30 países encerram 90º aniversário de aparições em Fátima

Publicidade

da Efe, em Lisboa

Milhares de peregrinos de 30 países se reuniram neste sábado no santuário de Fátima, em Portugal, para encerrar as comemorações do 90º aniversário das aparições de Nossa Senhora.

Os atos foram presididos pelo cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano. Ele lançou em Portugal sua obra "A Última Vidente de Fátima" baseada nas conversas com a irmã Lucía, uma das três crianças pastoras que disseram ter visto a Virgem Maria em 1917.

Os peregrinos abarrotaram o novo templo do santuário, a Igreja da Santíssima Trindade, que foi inaugurado na sexta-feira (12) e conta com 8.800 assentos, três capelas e cerca de 50 confessionários.

A construção da igreja custou 70 milhões de euros (cerca de R$ 186 milhões), e foi paga justamente com donativos de peregrinos.

Os acessos ao santuário estiveram no limite desde sexta-feira, quando começou oficialmente a última das celebrações. A segurança foi garantida por centenas de soldados e policiais portugueses, além de serviços de assistência aos visitantes. O principal foco de atenção foi a nova igreja, uma das maiores do mundo.

Na homilia deste sábado, o cardeal exortou os cristãos a se rebelarem contra os "modernos senhores" da sociedade de consumo.

Além de rezar no local das aparições, os peregrinos puderam apreciar a renovada imagem de Nossa Senhora de Fátima esculpida na Itália, o Cristo de sete metros de altura e os diversos motivos religiosos que enfeitam a nova Igreja da Santíssima Trindade.

No 90º aniversário da primeira aparição de Fátima, dia 13 de maio, já havia sido registrado um recorde de quase meio milhão de visitantes, quando a nova igreja ainda não estava terminada.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página