Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2007 - 13h41

Criminoso nazista conhecido como "Dr. Morte" pode estar vivo

Publicidade

da Ansa, em Madri

Policiais da Espanha e funcionários do Centro Simon Wiesenthal --organização internacional dedicada à luta contra o nazismo e à defesa dos direitos humanos-- disseram acreditar que o criminoso nazista Aribert Heim, 93, ainda esteja vivo e continuam a procurá-lo.

Há dúvidas da veracidade das afirmações do ex-oficial israelense Danny Baz de que Heim --conhecido como "Doutor Morte"-- teria sido assassinado por uma organização clandestina americana em 1982.

A polícia espanhola limita-se a dizer que enquanto estiver em vigor uma ordem de busca o caso não será concluído.

Efraim Zuroff, do Centro Simon Wiesenthal de Jerusalém, afirma que nem ele nem a polícia alemã, com a qual mantém contato, acreditam nas declarações de Baz e estão convencidos de que Heim esteja ainda vivo.

Em um livro autobiográfico que será publicado em breve na França, Baz afirma que o grupo do qual participava capturou e matou Heim em 1982, no Canadá.

"Baz já fez declarações semelhantes à imprensa israelense há cinco anos, ao falar sobre diversos nazistas que teriam sido assassinados pelo seu grupo, mas sem mencionar Heim, que seria a figura de maior importância", disse Zuroff.

"As afirmações de Baz não são absolutamente factíveis, e continuamos a procurar Heim na Espanha e na América Latina", afirmou Zuroff.

"A única coisa de bom que sairá desse estúpido livro será que o tema voltará à atualidade e talvez possamos receber alguma nova informação sobre criminosos nazistas", disse Zuroff sobre o livro.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página