Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2007 - 23h23

Putin confirma viagem ao Irã, apesar de informações sobre atentado

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desmentiu nesta segunda-feira as dúvidas sobre sua prevista viagem ao Irã, devido às informações de que estava sendo preparado um possível atentado, e confirmou que irá diretamente de Frankfurt para Teerã.

Putin anunciou também que irá tratar do polêmico programa nuclear iraniano em sua visita a Teerã, mas se mostrou partidário do diálogo e deu como exemplo a Coréia do Norte, para ressaltar que a opção diplomática deve ter prioridade.

O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico e visa a produção de energia elétrica. No entanto, os países europeus e os EUA afirmam que Teerã busca construir uma bomba atômica.

Ele lembrou que o objetivo de sua viagem à capital do Irã, onde deve se reunir com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, é participar de uma cúpula dos países banhados pelo mar Cáspio --Irã, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão e Turcomenistão.

Atentado

Os serviços secretos russos informaram neste domingo que grupos extremistas estavam preparando um atentado suicida contra o presidente russo durante sua visita oficial ao Irã.

Em entrevista coletiva na Alemanha, Putin ressaltou que o conflito envolvendo o programa nuclear iraniano deve ser resolvido pacificamente, buscando uma solução que agrade a todas as partes.

A chanceler alemã, Angela Merkel, se expressou em termos parecidos, apesar de ter pedido que o Irã colabore mais com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Merkel advertiu ainda que, se a via diplomática não apresentar soluções, será preciso estudar seriamente a adoção de novas sanções contra o Irã.

O presidente russo chegou na noite de domingo a Wiesbaden, às margens do Reno, para participar de uma cúpula entre a Alemanha e a Rússia, acompanhado de quase todos os ministros de seu gabinete, que realizaram reuniões isoladamente com seus colegas alemães.

Atraso

Vladimir Putin chegará na manhã da terça-feira a Teerã, e não na noite desta segunda-feira, como estava previsto, segundo agências de notícias iranianas.

"O presidente Putin chegará amanhã (terça-feira) de manhã", declarou a agência oficial Irna.

As agências semi-oficiais Fars e Isna também informaram que o chefe do Kremlin chegará ao Irã na manhã de terça-feira.

A chegada de Putin a Teerã havia sido anunciada para esta segunda-feira às 21h30 locais (16h de Brasília).

Será a primeira visita de um presidente russo ao Irã desde a de Josef Stalin, em 1943.

Putin decidiu manter sua viagem apesar dos persistentes rumores sobre um atentado contra ele na capital iraniana.

"Se eu respeitasse sempre as recomendações dos serviços de segurança, nunca sairia de casa", disse o dirigente russo.

Com Efe e France Presse

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página