Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2001 - 13h56

Ordem para ataque em Israel foi dada por Arafat, diz israelense

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

As ordens para a realização do ataque que matou hoje quatro pessoas e feriu outras 36 teriam sido dadas pelo próprio líder palestino Iasser Arafat, segundo afirmou hoje à rádio pública israelense o chefe de Estado Maior israelense, o general Shaul Mofaz.

"O próprio Arafat deu ordem ao Fatah [principal grupo político da Organização para a Libertação da Palestina, ligado a Arafat] e aos 'Tanzims' [organização militar oriunda do Fatah] de atacar contra cidadãos israelenses no coração de Israel", disse Mofaz.

Mofaz disse que foi o próprio presidente palestino quem deu ordens similares aos movimentos palestinos radicais de Hamas (organização extremista islâmica) e Jihad Islâmica (grupo terrorista palestino, que prega desde os anos 70 a destruição de Israel e a criação de um Estado palestino islâmico), segundo informou a rádio israelenses.

O ataque de hoje contra uma estação de ônibus em Israel matou quatro pessoas, entre elas os dois autores do atentado, e deixou 36 pessoas em Afula (norte de Israel). O ataque foi reivindicado como uma operação conjunta do Fatah e da Jihad.


Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade