Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2001 - 19h54

Construção de mesquita em Nazaré causa polêmica

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Representantes das igrejas cristãs em Israel criticaram hoje a construção de uma polêmica mesquita em frente à basílica da Anunciação em Nazaré (norte de Israel), cujas escavações teriam começado neste mês.

O santuário da anunciação é o local onde, segundo a Bíblia, a Virgem Maria teria avistado o anjo Gabriel e sido informada de que estava grávida de Jesus Cristo.

"Estamos alarmados com os avanços no local e pedimos uma vez mais, urgentemente, ao governo israelense que renuncie à construção desta mesquita na frente do santuário", disseram 13 líderes cristãos numa nota conjunta.

Os líderes cristãos acusam Israel porque foram as autoridades do governo que autorizaram a construção da mesquita, em 1999. Eles dizem que "círculos políticos de Israel se utilizam de elementos marginais muçulmanos para semear a discórdia entre cristãos e muçulmanos".

Os cristão são contrários à construção da mesquita porque consideram sagrado o local onde a construção muçulmana seria erguida. "Estamos surpresos e entristecidos com o fato de que as promessas feitas às igrejas pelo governo israelense não tenham sido respeitadas", acrescentaram.

A nota foi assinada pelo patriarca latino de Jerusalém Michel Sabbah, o ortodoxo grego Irenios 1º e o armênio ortodoxo Torkom 2º.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade