Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2007 - 21h48

Cuba realiza ato contra bloqueio dos EUA na Baía dos Porcos

Publicidade

da Efe, em Havana

Cubanos realizaram nesta quinta-feira o "Ato Nacional contra o Bloqueio" econômico que os Estados Unidos mantêm contra a ilha em Playa Girón (Baía dos Porcos), local onde a população derrotou uma tentativa de invasão militar de mercenários e exilados anticastristas em 1961.

Segundo a imprensa local, o ato foi liderado pelo vice-presidente cubano José Ramón Fernández. Participaram cerca de 2.000 moradores na zona do lodaçal de Zápata, na Província de Matanzas, onde fica Playa Girón, para expressar rejeição a essa política.

Fernández disse que, diante do recrudescimento do bloqueio que os Estados Unidos aplicam há 45 anos contra a ilha, o "povo cubano continuará crescendo com a inabalável convicção de que jamais renunciará ao seu direito à livre determinação".

'Jamais balançará em sua firme decisão de defender ao preço que for necessário a independência e a soberania da pátria e sempre será fiel aos princípios da revolução, ao legado de nossos mártires e ao exemplo" do ditador afastado, Fidel Castro, disse o vice-presidente em discurso transmitido pela televisão cubana.

O ato desta quinta-feira foi às vésperas de a Assembléia Geral das Nações Unidas realizar a 16ª votação consecutiva sobre uma resolução apresentada por Cuba para condenar e pedir o fim do embargo.

Na quarta-feira, o presidente de EUA, George W. Bush, anunciou que 'manterá o embargo até que mude a ditadura' e convidará a comunidade internacional à criação de um fundo que promova uma transição democrática na ilha.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página