Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2001 - 10h33

Confirmada prisão de membro da Al Qaeda no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

As forças da Aliança do Norte prenderam no Afeganistão Ahmed Omar Abdel Rahman, suposto membro da Al Qaeda, a rede terrorista liderada por Osama bin Laden. As informações foram confirmadas hoje por fontes da coalizão antiterrorista liderada pelos Estados Unidos.

"Confirmamos que as forças da Aliança do Norte capturaram Ahmed Omar Abdel Rahman e esperamos que ele seja entregue às forças dos EUA em breve", disse o porta-voz das equipes de segurança norte-americanas Kenton Keith durante entrevista coletiva em Islamabad [capital paquistanesa].

Novo governo
Haji Abdul Qadir, personalidade chave da etnia pashtu, abandonou ontem a Conferência de Bonn sobre o Afeganistão, devido a desacordos dentro da delegação da Aliança do Norte, à qual pertencia.

Qadir, governador da província de Nangahar (leste do Afeganistão), "partiu ontem", disse Ahmad Fawzi, porta-voz do representante especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Afeganistão, Lajdar Brahimi.

Segundo uma fonte diplomática que pediu o anonimato, Qadir tinha "grandes divergências" com os outros membros de sua delegação, uma reunião de diversas etnias e facções afegãs. "Ele não estava satisfeito com a composição de seu próprio grupo", disse.

Os delegados afegãos reunidos na Conferência de Bonn começaram ontem a estabelecer como será formada a administração interina que deve governar o Afeganistão até março de 2002. As duas maiores delegações presentes concordaram que o conselho provisório deve ser composto por pelo menos 42 membros: 21 da Aliança do Norte e 21 do Grupo de Roma, que apóia o ex-rei afegão Zahir Shah.

  • Com agências internacionais

    Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página