Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2007 - 19h37

Maioria dos russos quer que Putin continue no poder, diz pesquisa

Publicidade

da France Presse, em Moscou

A maioria dos russos quer que o presidente Vladimir Putin se apresente para um terceiro mandato, apesar de ser proibido pela Constituição, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

Ao menos 53% dos entrevistados se disseram favoráveis ou muito favoráveis a um terceiro mandato de Putin, contra 41% em 2005, informou o Centro de Pesquisas Levada, acrescentando que 35% dos russos são contrários a esta idéia.

Apenas 17% estariam dispostos a defender um mandato vitalício para Putin, enquanto que 65% se declararam totalmente opostos a essa idéia.

Eleito pela primeira vez em 2000, Putin não pode disputar um terceiro mandato consecutivo, devido às restrições constitucionais. Ele sempre disse que não se candidataria novamente à presidência.

Segundo vários analistas políticos, porém, existe a possibilidade de Putin continuar mandando no país depois de deixar a presidência, talvez em um cargo de primeiro-ministro.

Vladimir Putin também pode se candidatar para um terceiro mandato que não seja consecutivo, uma alternativa autorizada pela Constituição.

O estudo foi realizado com 1.600 pessoas entre os dias 5 e 10 de outubro, e sua margem de erro é inferior a 3%.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página