Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2001 - 09h53

Aliança do Norte propõe quatro nomes para governo interino

Publicidade

da France Presse, em Cabul (Afeganistão)

A direção da Aliança do Norte propôs quatro nomes para a lista da qual deve sair o chefe do futuro governo interino, segundo texto divulgado hoje em Cabul.

São eles: o líder tribal pashtu Hamid Karzai, cujas tropas combatem atualmente os talebans em Candahar; o ex-presidente Sibthatulá Mujadadi; o chefe dos negociadores monárquicos, de etnia uzbeque, Abdul Sattar Sirat; e Pir Sayed Ahmad Gailani, líder pashtu, também monárquico.

A aliança disse ontem aceitar que o grupo do ex-rei do Afeganistão, Zahir Shah, lidere o governo provisório no país, proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas). A proposta das Nações Unidas prevê um governo de transição, com duração de seis meses, e com entre 20 e 30 membros.

A conferência de Bonn (oeste da Alemanha), que reúne integrantes das quatro etnias do país desde terça-feira passada (27), deve apresentar um acordo amanhã sobre o futuro político do país.

O governo provisório terá a responsabilidade de convocar eleições para a formação de um Parlamento no país. As delegações das quatro etnias afegãs, no entanto, desistiram temporariamente da formação do Parlamento, inicialmente planejado para ter de 120 a 200 membros.


Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão




  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página