Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2001 - 17h41

Vaticano cria manual para combater as drogas

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O Vaticano publicou hoje um manual destinado a combater os narcotraficantes e a ajudar os jovens a lutar contra a droga, reiterando a oposição da Igreja Católica à legalização das drogas.

Segundo o texto, "não se pode afirmar que haja países produtores de um lado e países consumidores de outro". "Ninguém pode ficar alheio a esta onda nefasta que invade tudo: todos os países produzem e todos consomem, especialmente hoje com as drogas sintéticas", diz o manual.

O texto pede a dirigentes políticos, educadores e famílias que "se comprometam a fundo na luta" contra a droga.

O livro, de 200 páginas, preparado a pedido do papa João Paulo 2° por especialistas do conselho pontifício de saúde, aborda as questões morais, sociais, políticas e científicas relativas às drogas ilegais, mas também ao álcool e ao fumo.

O arcebispo mexicano Javier Lozano Barragan, presidente do conselho pontifício de saúde, pediu aos jovens utilizar o texto "como um intrumento para prevenir esse mal e para sair da toxicomania".

O livro é de orientações destinadas aos sacerdotes para ajudar os jovens viciados, manifestando-lhes sempre "respeito e confiança".

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade