Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2001 - 16h48

Ocidente conhecia plano terrorista de Bin Laden desde 1995

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Os serviços de segurança ocidentais sabiam desde 1995 que o terrorista saudita Osama bin Laden planejava um atentado contra civis usando aviões comerciais, segundo informações divulgadas hoje pelo jornal alemão "Die Welt".

O jornal afirma que o plano, conhecido como "Projeto Bojinka", não foi levado a sério naquele momento.

Em janeiro de 1995, a polícia filipina, que estava investigando um possível atentado contra o papa João Paulo 2°, que ia visitar a capital Manila, encontrou o esboço desse plano num computador confiscado em uma casa na qual viveram três membros da rede Al Qaeda, de Bin Laden.

O plano dizia que onze aviões iam explodir simultaneamente devido a bombas colocadas em seu interior, mas também havia uma alternativa, a que previa o sequestro de vários aviões que sobrevoavam os Estados Unidos e o seu lançamento contra objetivos civis.

Entre os alvos mencionados estava o World Trade Center de Nova York, destruído no ataque de 11 de setembro, no qual morreram milhares de pessoas.

Outros alvos eram os escritórios da CIA na Virgínia, e a Torre da Sears de Chicago, segundo o "Die Welt".

O plano ressurgiu em 1997, durante o julgamento do terrorista paquistanês Ramzi Yussef, autor do atentado contra o World Trade Center em 1993. Yussef foi condenado em 1998 a 240 anos de prisão por este atentado e à prisão perpétua devido a um complô que pretendia atacar em 48 horas, usando 12 aviões comerciais americanos, o sudeste da Ásia.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página