Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2007 - 21h56

Jornal cubano anuncia publicação de material sobre troca de sexo

Publicidade

da Efe, em Havana

O jornal oficial cubano "Juventud Rebelde" defende neste sábado o direito dos transexuais a uma plena integração social e anuncia a entrada em circulação na ilha em breve de um material educativo para incorporar no cotidiano o respeito à dignidade destas pessoas.

A diretora do Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual), a psicóloga Mariela Castro, explicou aos autores do artigo publicado na seção "Sexo Sentido" do jornal que o material "é dirigido especialmente a formadores de opinião em esferas como educação e saúde, e também ao Parlamento e outras instituições estratégicas neste assunto".

Mariela, filha do presidente em exercício Raúl Castro, lidera uma luta pela igualdade de gênero e uma campanha pelo reconhecimento dos direitos de homossexuais e transexuais em Cuba.

A campanha promove uma estratégia de educação por meio da imprensa, para que o Parlamento cubano aprove um projeto de lei que modificaria o atual Código de Família ao introduzir aspectos relacionados com a responsabilidade da instituição familiar diante da transexualidade e do homossexualismo.

Além disso, pede que as operações dos transexuais sejam incluídas entre os procedimentos do sistema de saúde pública.

O artigo do "Juventud Rebelde" intitulado "Transexualismo: entre o ser e o parecer", diz que "mudar esta realidade exige grandes esforços educativos, sociais e jurídicos, mas principalmente de um espírito solidário por parte dos que devem tomar as principais decisões e depois irradiá-las em prol de uma compreensão adequada deste fenômeno em todo o planeta".

O material foi elaborado por especialistas do Cenesex "com o intuito de contribuir para esta mudança" e "como muitas vezes se rejeita o que não se conhece, a distribuição deste material" servirá para "incorporar como ato cotidiano o respeito à dignidade das pessoas transexuais" no país.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página