Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2007 - 01h27

Aeroportos dos Estados Unidos mostram falhas de segurança

Publicidade

da Folha Online

Um grupo de investigadores detectou erros nas medidas de segurança aplicadas em aeroportos dos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro de 2001, revelou nesta quarta-feira (14) um relatório do GAO (Escritório de Supervisão do Governo).

O informe acrescentou que os terminais estão expostos. Os investigadores conseguiram passar com explosivos líquidos e detonadores através de postos de controle da TSA (Administração de Segurança no Transporte), em 19 aeroportos do país.

Segundo o relatório do GAO, ligado ao Congresso dos Estados Unidos, os agentes utilizaram informação de internet para reunir os componentes, que compraram em lojas locais. Os testes foram feitos de forma secreta, em março, maio e junho.

"Nossos testes demonstram claramente que um grupo terrorista, usando informação pública, poderia causar graves danos a um avião e ameaçar a segurança dos passageiros", diz o relatório, segundo a rede de televisão "CBS".

Perigo

Os investigadores demonstraram como é possível passar com os artefatos através dos postos de controle e entrar com eles nos aviões "sem ser detido pelos agentes de segurança no transporte", disse o relatório.

No entanto, Ellen Howe, administradora assistente da TSA, informou que os investigadores só conseguiram passar por um dos 19 cordões de segurança. Ela disse que, além desses postos de controle, são utilizadas diferentes tecnologias para detectar a presença de explosivos e há agentes analisando os documentos e a conduta das pessoas em todo o aeroporto.

"Só porque alguém passa por um controle de segurança não significa que vai passar por toda a segurança", argumentou.

Atualmente a TSA conta com 2.500 agentes disfarçados, que vigiam a tarefa dos encarregados de segurança nos aeroportos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
J. R. (785) 10/09/2009 17h29
J. R. (785) 10/09/2009 17h29
Os atentados foram feitos como pretexto para a guerra, o governo americano matou 30 mil dos seus cidadãos. (http://www.infowars.com/articles/sept11/thermite_id_culprit_wtc_collapse.htm) sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1092) 06/08/2008 13h07
Luís da Velosa (1092) 06/08/2008 13h07
Quero ver o dia em que colocarem a mão em Bin Ladem, "ex"-amigo de todos eles. Até agora, só arraia-miúda foi pescada. Toda essa perseguição ao barbudinho bilionário, sorriso de Mona Lisa, é comédia armada, da mesma forma que tudo indica, inclusive pelos próprios investigadores americanos, que Pearl Harbor foi outra encenação, e serviu de bode expiatório para a entrada dos EUA entrarem no conflito mundial. E tem muito mais história... Aliás, hoje é aniversário da explosão da bomba atômica em Hiroshima, e, depois, Nagasaqui, salvo engano no dia 9 de agosto de 1945. Uma violência sem limites e sem razões sólidas, inquestionáveis. 141 opiniões
avalie fechar
É evidente que todo o julgamento é uma farsa completa.
Nem Hadam foi capturado coisa alguma no Afganistão,e
nem provávelmente é um iemenita,isto é,um árabe ou
habitante do Iêmen,e, onde fica exatamente o Iemen?
Entre os países árabes ? Ou entre os afegãos,região
extremamente pobre e montanhosa,e com secas muito semelhantes às secas do Cariri,no Nordeste Brasileiro.Ora,e se o Iêmen,de onde procede o julgado,um iemenita que se situa..onde ? O que é o Iemen ? Que país é êsse ? Já dizia música brasileira,de autor desconhecido(?) referindo-se a ?
que país ? (após a afirmativa de que De Gaulle não teria dito que"...le Brésil,c'est n'est pas un pays sérieux..!!") Portanto,no desenho,nem sabemos que pessoa é essa,com turbante,dita iemenita,podendo até ser um norte-americano,ou neto de um imigrante
daqueles países lá - árabes ou conexos - e em que um mágico saudita,tipo Mandrake,desenho de autor quadrinista norte-americano, milionário além do mais,teria se escondido em cavernas nas montanhas do pobríssimo país Afganistão,que não queria se russoficar ou aderir à União Soviética,com sistema político econômico,assim sendo,através de seus guerrilheiros mujahedin,combatia em modo de Guerrilha,nas montanhas,ao Exército Vermelho,e ajudados por mercenáriosnorte-americanos,inclusive com invenção de armasapropriadas para combater na região,montanhosa,com secas como no Cariri,brasileiro,ao Exército Vermelho.
E,venceram!Só então,aparecem os Talibãs,e tal de OsamaBeingLadder p/ George Bush.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (28)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página