Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2001 - 19h50

Para Vaticano, "conflito no Oriente Médio já durou o suficiente"

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O Vaticano pediu hoje aos líderes do Oriente Médio que "busquem novos caminhos de paz para resolver um conflito que já durou o suficiente", disse hoje o porta-voz Joaquim Navarro-Valls.

"A participação da comunidade internacional é indispensável para ajudar os dois lados a renunciar à violência e ao espírito de vingança", afirmou Navarro-Valls, relatando o encontro de patriarcas, cardeais e bispos do Oriente Médio na cúria romana presidida pelo papa João Paulo 2°.

"A paz se tornará realidade, se foram respeitadas questões fundamentais como a segurança do Estado de Israel, o nascimento de um Estado para o povo palestino, a retirada dos territórios ocupados, a concessão de um status especial com garantias internacionais para os lugares sagrados de Jerusalém e uma solução justa para os refugiados palestinos", afirmou o porta-voz. "E tudo isso respeitando os tratados e resoluções das Nações Unidas."

A reunião, realizada no Vaticano, tratou principalmente do futuro das comunidades cristãs da região, lembrando as 100 mil paróquias católicas que sobrevivem em condições bastante difíceis.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade