Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2001 - 17h50

Vídeo de Bin Laden é "contundente" prova de culpabilidade, diz Bush

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente americano George W. Bush disse hoje que o vídeo do militante saudita Osama bin Laden divulgado ontem é "uma contundente prova de culpabilidade" pelos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos.

"Este é Bin Laden sem retoques", disse Bush aos jornalistas no Salão Oval. "É insólito que alguém pense que o vídeo foi manipulado. É uma absurda desculpa para apoiar um homem incrivelmente diabólico", disse Bush referindo-se a suposições levantadas, principalmente na comunidade islâmica, de que o víeo teria sido forjado.

Em resposta a uma pergunta sobre como queria encontrar Bin Laden, Bush disse: "Não me preocupa. Morto ou vivo. De qualquer forma. Não me importa".

O presidente disse, porém, que não se deve esperar uma rápida captura. "Não sei se o capturaremos amanhã ou daqui a um mês ou um ano. Ele pode se esconder por algum tempo, mas nós o capturaremos", afirmou.

O governo americano divulgou ontem um vídeo que mostra Bin Laden reunido com seguidores, aparentemente no Afeganistão, vangloriando-se pelos atentados em Nova York e no Pentágono.

Bush disse que teve "sentimentos ambíguos" sobre divulgar o vídeo porque poderia reabrir as feridas daqueles que perderam parentes e amigos nos ataques que mataram mais de 3.300 pessoas.

"Por outro lado, sabia que o vídeo seria uma devastadora declaração de culpabilidade desta diabólica pessoa", afirmou Bush. "Este é o Bin Laden que tem matado gente. Este é o homem que mandou gente inocente à morte."

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página