Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2007 - 01h28

Partido de Morales espera aprovar amanhã projeto de Constituição

Publicidade

da Efe, em Sucre (Bolívia)

O Movimento Ao Socialismo (MAS), partido do presidente Evo Morales, espera aprovar neste sábado (24), num quartel da cidade boliviana de Sucre, à revelia da oposição, um projeto de Constituição promovido pelo chefe de Estado, informaram na última sexta (23) fontes da Assembléia Constituinte.

O vice-presidente da Assembléia, Roberto Aguilar, do MAS, confirmou à Efe que "certamente" o projeto vai a debate neste sábado, sem violar as normas.

"Como se aprova o documento? Por maioria absoluta. Quem tem a maioria absoluta? O MAS", sentenciou Aguilar.

A Assembléia retomou os trabalhos, suspensos há três meses, num quartel de Sucre. A oposição não participou da sessão, num dia marcado por distúrbios que deixaram mais de 50 feridos.

A sessão da Constituinte contou com a presença de 145 dos 255 membros eleitos em 2006, todos governistas ou aliados.

Enquanto isso, Sucre assistia a protestos liderados por universitários. Eles levantaram barricadas, enfrentaram a Polícia e acenderam fogueiras em frente ao teatro que serve como sede oficial da Assembléia.

Às 21h30 (23h30 de Brasília), continuavam os choques entre a Polícia e os universitários, que lançavam dinamite pelas ruas.

A oposição rejeitou a sessão da maioria governista por ser realizada num quartel militar. Além diss, não aceitou a agenda programada, que não incluiu o debate sobre a sede do Governo e o Parlamento.

A Assembléia tem até 14 de dezembro para entregar uma nova Constituição e ficou paralisada por mais três meses devido aos permanentes distúrbios causados pela exigência de Sucre de ser a sede dos poderes Executivo e Legislativo, que estão em La Paz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página