Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2007 - 02h56

Pemex pode derrubar plataforma que vaza petróleo há um mês

Publicidade

da Efe, no México

A estatal mexicana Pemex avisou que estuda diversas opções para "eliminar as obstruções" que impedem o combate a um incêndio sobre uma plataforma marinha, no Golfo do México, e pode inclusive derrubar totalmente a sua estrutura, após um mês de vazamento de petróleo.

A companhia petrolífera afirmou que seus trabalhadores continuam trabalhando para extinguir o incêndio no poço Kab-121. No dia 23 de outubro, devido a uma tempestade, ele se chocou com a plataforma Usumacinta. Morreram 21 dos 80 trabalhadores, aparentemente afogados.

Em comunicado, a empresa revelou que o calor na estrutura da plataforma, principalmente na ponte para a estrutura Kab 101, onde fica o poço, "põe em risco a estabilidade da estrutura", assim como "os poços que se encontram nela".

Por isso, segundo a Pemex, é necessário "eliminar obstruções que impedem apagar o fogo e põem em risco a estabilidade da plataforma".

A primeira opção é eliminar a torre onde está instalado o equipamento de perfuração. Se isso não for possível, a Pemex optará por cortar as vigas da ponte entre a plataforma e o poço.

Se plataforma for enfraquecida, acrescentou a empresa, será preciso "derrubá-la" para evitar danos maiores "e assim preservar a possibilidade de controlar o poço e evitar um vazamento maior".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página