Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2007 - 05h15

Morre candidato de oposição baleado no Daguestão

Publicidade

da Efe, em Moscou

Farid Babaev, candidato do partido liberal Yabloko pela república do Daguestão nas eleições parlamentares de 2 de dezembro, morreu hoje após quase dois dias em coma devido aos tiros que levou na cabeça e no peito.

"Ontem à noite o estado de Babaev piorou e esta manhã ele morreu", disse Ruslan Salajbekov, número dois da lista do Yabloko, citado pela agência russa "Interfax".

Na quarta-feira à noite Babaev foi baleado por desconhecidos. Ele recebeu dois tiros na cabeça e outros dois no peito, na porta de sua casa, em Mahatchkala, capital do Daguestão.

O Yabloko emitiu um comunicado prometendo "manter a política de firme oposição às autoridades e exercer atividades de defesa dos direitos humanos".

O partido, de tendência liberal, foi fundado em 1993, liderado por Grigori Yavlinski. Foi o único a se opor desde o princípio à guerra da Chechênia.

Yavlinski, um dos políticos russos mais respeitados no Ocidente, denunciou esta semana que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está construindo um sistema de partido único, semelhante ao da era soviética.

Segundo todas as enquetes, o Yabloko ficará mais uma vez fora da Duma (Parlamento) nas eleições.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página