Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2007 - 19h28

Commonwealth elege Kamlesh Sharma como novo secretário-geral

Publicidade

da Efe, em Campala

O diplomata indiano Kamlesh Sharma, 66, foi eleito neste sábado novo secretário-geral da Comunidade Britânica das Nações (Commonwealth) durante o segundo dia da cúpula da organização, que está acontece em Uganda.

Os chefes de Estado e de governo votaram hoje em Sharma, que disse querer introduzir mudanças no grupo, formado por 53 países, "para que seus valores fiquem bem claros".

Divulgação
Kamalesh Sharma assume cargo de secretário-geral da Commonwealth em 1º de abril de 2008
Kamalesh Sharma assume cargo de secretário-geral da Commonwealth em 1º de abril de 2008

"Ficarei encarregado desta tarefa com entusiasmo e antecipação; é um momento muito especial para mim, pela confiança que os líderes depositaram em mim", disse Sharma após ser informado da decisão.

"Quero estar à altura de sua confiança e orgulho", afirmou Sharma.

Sharma expressou ainda sua vontade de dar início a negociações com o Paquistão, país que foi afastado da Comunidade na última quinta-feira (22).

O futuro líder, que tomará posse no dia 1º de abril, se mostrou orgulhoso de poder trabalhar à frente daquela que chamou de organização internacional de relevância internacional.

Com uma vasta experiência em temas globais, Sharma ocupou vários cargos importantes no mundo das relações internacionais, entre eles o de representante permanente da Índia na ONU (Organização das Nações Unidas) e o de porta-voz para os países em desenvolvimento na Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

Atualmente, é membro do Conselho de Governadores do Secretariado da Commonwealth e da Fundação Commonwealth.

O indiano substituirá Don McKinnon, que dirigiu a Comunidade Britânica de Nações durante oito anos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página