Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2007 - 06h47

Participação em eleições parlamentares russas é maior que a de 2003

Publicidade

da Efe, em Moscou

O presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia, Vladimir Churov, afirmou que a participação de hoje do eleitorado no pleito à Duma do Estado ou Câmara dos Deputados por enquanto é maior que há quatro anos.

"Até as 10h30 em Moscou (5h30 de Brasília), cerca de 5% dos eleitores tinham votado", disse Churov, citado pela agência oficial russa "Itar-Tass".

O chefe da CEC explicou que esse nível de participação subiu muito pelo fato de "a parte européia do país (com maior densidade de população) começar agora a votação".

No entanto, ressaltou que "em todas as entidades da Federação Russa a participação é mais alta do que nas eleições de 2003", quando foi de 55,75% do censo eleitoral.

Às vésperas do pleito, o presidente da CEC previu que a participação nestas eleições à Duma seria por volta de 60%.

Os colégios eleitorais de todas as regiões do país permanecerão abertos até as 20h, e logo após este horário começará a apuração.

A última região a fechar as portas dos colégios eleitorais será Kaliningrado, enclave russo no Mar Báltico, onde a votação terminará às 15h (de Brasília).

No total, 108 milhões de russos estão convocados às urnas para escolher os 450 deputados da Duma.

Pela primeira vez todas as cadeiras serão preenchidas por listas de partidos, que para aceder à Duma devem obter pelo menos 7% dos votos emitidos.

O grande favorito é o partido governista Rússia Unida, cuja lista de candidatos é liderada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que apresentou estas eleições como um voto de confiança em sua gestão.

Segundo as pesquisas, além dos governistas apenas o Partido Comunista assegurou sua representação na nova Duma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página