Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2007 - 12h56

Belgrado pede à ONU que apóie mais negociações sobre Kosovo

Publicidade

da France Presse, em Belgrado

O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, pediu ao Conselho de Segurança da ONU que apóie a iniciativa da Rússia de dar continuidade às negociações sobre o estatuto de Kosovo, segundo declaração divulgada neste sábado (8) pela agência Tanjug.

"É muito importante que o Conselho de Segurança apóie a proposta da Rússia (de continuar negociando). A Sérvia apóia plenamente esta iniciativa construtiva que poderá evitar uma grande crise", declarou Kostunica.

"A Sérvia deseja negociar. É indispensável encontrar uma solução política e democrática para a província mediante novas discussões", disse o chefe de governo sérvio.

Kostunica propôs dar continuidade às negociações em qualquer cidade de Kosovo e, depois, em Belgrado.

"A Sérvia pediu que as negociações não sejam rejeitadas, porque são o único meio de encontrar uma solução e evitar uma ampla crise", acrescentou o premier sérvio.

Em relatório apresentado sexta-feira pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, os mediadores internacionais da troika da ONU constataram que, apesar de quatro meses de negociações entre sérvios e kosovares albaneses sobre o estatuto final de Kosovo, não foi possível chegar a um acordo.

A situação de Kosovo voltará a ser tratada na ONU durante um debate no Conselho de Segurança da ONU previsto para 19 de dezembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página