Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2007 - 06h26

Sobe para 18 o número de mortos pelo mau tempo nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Subiu para 18 o número de mortos em acidentes de trânsito causados pelo mau tempo nos Estados Unidos. Uma tempestade de neve atinge a região central do país desde o fim de semana e pelo menos 600.000 casas estão com o fornecimento de eletricidade interrompido.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu alertas de tempestades de inverno e gelo para grandes partes do Missouri, Kansas, Nebraska, Iowa e Illinois.

Em Oklahoma, onde foi registrada a maioria das mortes, o governador decretou estado de atenção nesta segunda-feira (10).

O governador do Missouri, Matt Blunt, ao anunciar o estado de emergência neste domingo (9), pediu o apoio da Guarda Nacional para ajudar no resgate nas comunidades atingidas pela tempestade.

Nesta segunda, 200 vôos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Chicago (Illinois), um dos mais movimentados do país.

Em pelo menos quatro Estados atingidos pela tempestade, escolas estão fechadas e hospitais são obrigados a utilizar geradores para funcionarem.

A Agência Federal de Administração de Emergência enviou 50 geradores e três caminhões de água potável do Texas para distribuição em cidades sem luz de Oklahoma.

As tempestades devem durar até esta quarta-feira (12), mas o fornecimento de eletricidade só deve ser retomado dentro de 10 dias.

"Temos uma situação crítica aqui e provavelmente demoraremos entre uma semana e dez dias para restaurar a energia para todos", afirmou Ed Bettinger, porta-voz da Companhia de Serviços Públicos de Oklahoma. "Parece uma zona de guerra."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página