Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2002 - 10h01

Polícia indiana investiga ameaça contra Taj Mahal

Publicidade

da France Presse, em Agra (Índia)

As medidas de segurança serão reforçadas em torno do monumento do Taj Mahal, em Agra (norte da Índia), depois que a polícia declarou que está investigando um e-mail, atribuído ao grupo islâmico Lashkar-e-Taiba, que ameaça explodir o famoso mausoléu.

"A segurança no Taj Mahal será intensificada por causa dessas ameaças", declarou o chefe da polícia de Agra, R.R. Bhatnagar.

Autoridades de Lucknow, capital do Estado de Uttar Pradesh, afirmaram ter recebido uma mensagem eletrônica do Lashkar-e-Taiba ameaçando atacar o Taj Mahal e outros monumentos indianos.

O grupo islâmico Jaish-i-Mohammad, assim como o Laish-i-Taiba, é acusado pela Índia do atentado suicida do dia 13 de dezembro contra o Parlamento em Nova Déli, que deixou 14 mortos. O grupo ameaçou ontem realizar "novos ataques mortais" contra as forças de segurança indianas.

A ameaça de novos ataques levou o serviço de segurança indiano a camuflar com tecido preto, cáqui e verde o monumento do Taj Mahal. "Eles ameaçaram explodir o Taj Mahal, outros monumentos e importantes prédios do governo em Lucknow [capital do Estado de Uttar Pradesh]", disse o funcionário, em anonimato.

A Índia, uma potência nuclear, está disposta a usar todo seu poderio militar para se defender no caso de uma guerra, disse ontem o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee.

  • Com agências internacionais

    Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página