Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2007 - 05h08

ONU promete apoiar processo de soberania nacional no Timor Leste

Publicidade

da Folha Online

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se comprometeu nesta sexta-feira (14), em Díli, a continuar apoiando os esforços para a consolidação da segurança e do desenvolvimento no TimorLeste.

Ban chegou ao Timor depois de participar da Conferência sobre Mudança Climática em Bali, na Indonésia.

"Estou aqui para reafirmar o apoio da ONU e da comunidade internacional aos esforços do governo para garantir a paz, a estabilidade e o desenvolvimento socioeconômico", disse Ban aos jornalistas após uma reunião com o presidente do Timor, José Ramos Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Ban elogiou os timorenses pela maturidade demonstrada nas eleições de meados de ano, que levaram a Ramos Horta à presidência e Gusmão ao posto de primeiro-ministro.

"É um bom sinal de democracia. Espero que, com o apoio da ONU e a ativa participação dos timorenses, o país desfrute de uma genuína democracia, bom governo, desenvolvimento institucional e avanços socioeconômicos", disse Ban.

Ban deve visitar um campo de refugiados na igreja de Motael, onde ainda vive uma parte dos deslocados que fugiram de suas casas durante a onda de violência de 2006, quando o país esteve à beira da guerra civil.

Várias ONGs pediram a Ban a abertura de um debate na ONU sobre os crimes contra a humanidade cometidos pela Indonésia durante o período em que ocupou a ex-colônia portuguesa, de 1975 a 1999.

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página