Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2002 - 14h04

Índia derruba avião paquistanês sem piloto

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

O governo indiano derrubou hoje um avião espião sem piloto do Paquistão que sobrevoava o espaço aéreo indiano. As informações são do jornal indiano "India Times". mas o governo paquistanês nega que tenha enviado aviões de reconhecimento para a região.

De acordo com o jornal, o avião invadiu oito quilômetros do espaço aéreo do distrito de Poonch (no sul da Caxemira indiana) e sobrevoou a região durante 15 minutos antes de ser abatido.

O avião teria sido derrubado por baterias antiaéreas formadas por aviões-caça, que provocaram disparos das artilharias indiana e paquistanesa na fronteira com a Caxemira.



Os dois países disputam o poder do território da Caxemira. Atualmente, dois terços do território estão sob domínio indiano e o restante sob controle do Paquistão e da China. Das três guerras travadas desde a independência (1947), duas delas foram por causa da Caxemira.

A situação entre os dois países voltou a ficar tensa depois de um atentado ocorrido no dia 13, quando homens armados com rifles e granadas invadiram o Parlamento da Índia, em Nova Déli. O incidente deixou 14 mortos, entre eles os cinco terroristas.

  • Com agências internacionais

    Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página