Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2002 - 13h43

Líder da Igreja Anglicana vai se aposentar em outubro

Publicidade

da France Presse, em Londres

O arcebispo de Carterbury, George Carey, líder da Igreja Anglicana, vai se aposentar antecipadamente em outubro deste ano, segundo um comunicado divulgado hoje por sua residência oficial em Londres.

O arcebispo Carey, 66, ocupa o posto desde 1991 e teoricamente poderia conservá-lo até 2005.

Dirigente espiritual dos 70 milhões de anglicanos do mundo, monsenhor Carey aprovou a ordenação das primeiras mulheres para o cargo de sacerdote da igreja da Inglaterra, em princípios dos anos 90.

O 103º arcebispo de Canterbury vai se aposentar em 31 de outubro, indica o comunicado publicado pelo Lambeth Palace, sua residência oficial em Londres.

Considerado moderado, pai de quatro filhos, Carey passou uma imagem mais conservadora em 1998, quando aprovou a condenação da homossexualidade entre os sacerdotes e a proibição de sua ordenação.

Sua despedida poderá reavivar as divisões entre liberais e conservadores dentro da igreja da Inglaterra. Os candidatos mais indicados a sucedê-lo são o obispo de Rochester, Michael Nazir-Ali, nascido no Paquistão e considerado conservador, e o arcebispo de Gales, Rowan Williams, líder da ala liberal da Igreja Anglicana.

Depois do anúncio, o líder da Igreja Católica no Reino Unido, o cardeal Cormac Murphy O'Connor, saudou a "imensa integridade, o entusiamo e a coragem" de George Carey.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página