Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2006 - 00h00

Muçulmanos participam de peregrinação à Meca

Publicidade

da Folha Online

Centenas de milhares de fiéis muçulmanos começaram a se reunir nesta segunda-feira no monte Ararat, momento culminante e principal rito de peregrinação anual (Hajj) para Meca, na Arábia Saudita. "Aqui estou, respondendo ao seu chamado, Senhor", era uma das orações que repetiam em coro os peregrinos, todos vestidos de branco.

De ônibus ou a pé, os fiéis percorreram lentamente, favorecidos pelo clima reinante, os quase cinco quilômetros que levam ao monte Ararat, também denominado da misericórdia, do vale de Mina, onde começaram os ritos da peregrinação, neste domingo.

"Mais de 1 milhão de fiéis, de várias nacionalidades, participam do Hajj este ano, ou seja, um número que representa um aumento de 1,2% em relação à última peregrinação", informou o vice-ministro saudita do Interior, o príncipe Mohammad Ben Nayef Ben Abdel Aziz, em um comunicado público da agência oficial Spa.

As centenas de milhares de peregrinos, que se concentram ao longo da atual jornada no monte Ararat, permanecerão até o pôr do sol no local, onde o profeta Mohammad pronunciou seu último sermão, há 14 séculos. A permanência no monte da misericórdia simboliza a espera humana do dia do Juízo Final.

Após esta primeira etapa, os peregrinos se dirigirão ao vale de Mina para sacrificar um animal, geralmente um carneiro, em recordação de Abraão, a quem Deus pediu o sacrifício do filho.

Este ritual marca o começo da festa de Al Adha, que será celebrada a partir desta terça-feira. Os fiéis passarão outros dois dias em Mina para participar da lapidação, que representa Satanás e que ressalta a vontade de renunciar ao mal, o último rito de Hajj.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página