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08/01/2002 - 16h52

Flórida deve mudar regras de escolas de aviação após acidente

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LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

O governador do Estado da Flórida, Jeb Bush, disse hoje que a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) deve fazer mudanças na regulamentação das escolas de aviação depois que Charle Bishop, 15, bateu a aeronave que pilotava contra um prédio de 42 andares em Tampa (Flórida). O prédio atingido abriga, entre outros, os escritórios do Bank of America.

O incidente, que matou apenas o adolescente, assustou a população, que questionou a possibilidade de o ato ter ligação com um atentado terrorista e assistiu a mais uma falha dos controles aéreos do país.

No dia seguinte ao acidente, as autoridades americanas divulgaram o conteúdo de um bilhete encontrado no bolso do adolescente, o qual demonstrava que o rapaz sentia "simpatia" pelo homem mais procurado pelos EUA: o terrorista Osama bin Laden. Apesar disso, a Casa Branca negou qualquer relação entre o acidente com algo parecido com os atentados de 11 de setembro de 2001.

O governador da Flórida, que é irmão do presidente George W. Bush, disse que a FAA precisa considerar suas responsabilidades e relações com as escolas de aviação e ressaltou a "importância de se fazer cumprir as regulamentações para que acidentes, como o de Bishop, possam ser evitados".

Hoje, alguns instrutores de vôo de Bishop deram novas e diferentes versões sobre o acidente, algumas delas contraditórias. Uma delas diz que o adolescente teria cruzado a bahia de Tampa, depois de levantar vôo do aeroporto internacional da cidade, de acordo com o controlador de vôo do aeroporto.

Outra versão dá conta que Bishop teria utilizado uma via aérea restrita e sobrevoado a base MacDill da Força Aérea, onde opera o Comando Central americano, que dirige a guerra no Afeganistão. Rich McClain, porta-voz da base, disse que não tomou nenhuma providência porque percebeu que o avião não oferecia nenhum tipo de perigo à base.

Oficiais da guarda costeira que faziam a fiscalização da área no momento em que o adolescente sobrevoava a área deram sinais para que Bishop pousasse, mas ele teria ignorado a orientação.

Butch Wilson, do serviço nacional de segurança de transporte aéreo, que é o responsável pela investigação do acidente, disse que Bishop voou entre 9 e 12 minutos. Outras informações dão conta que o adolescente teria voado por até 32 minutos antes de colidir contra o edifício.

  • Com agências internacionais

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