Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2002 - 11h56

Sob protesto, Fujimori diz no Japão que foi exemplo de luta ao terrorismo

Publicidade

da France Presse, em Tóquio

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori disse hoje em Tóquio que o resto do mundo pode "inspirar-se" nos métodos utilizados por seu governo para combater o terrorismo, um mal que afeta todo planeta desde os atentados de 11 de setembro.

Com forte aparato de segurança - e sob protesto de manifestantes (muitos deles peruanos), que gritavam "Fujimori, volte para casa" -, o ex-presidente peruano pronunciou um discurso para umas 1.200 pessoas convidadas pela Universidade Takushoku em Tóquio.

A palestra marcou a primeira aparição pública de Fujimori desde que, em novembro de 2000, chegou a Tóquio foragido. O ex-presidente saiu do Peru após os escândalos de suborno vinculados ao seu assessor Vladimiro Montesinos.

Reuters - 26.nov.2000
O ex-presidente Alberto Fujimori, refugiado no Japão
"Está prevista uma estratégia integral com ações complementares às militares para controlar o terrorismo e impedir que este renasça", disse Fujimori.

Fujimori fez um pouco de publicidade para seu livro "Minhas armas contra o terrorismo", escrito em espanhol, que será publicado no próximo mês no Japão pela Chuokoron.

O ex-presidente disse que seu governo atacou simultaneamente os grupos terroristas e os problemas sociais e políticos.

"Seria um erro esperar uma solução imediata. Não se trata de uma guerra convencional. O inimigo é invisível. É preciso estar preparado para tomar as medidas oportunas de acordo com a realidade de cada país para construir um imens e sólido muro de proteção contra o inimigo terrorista", afirmou Fujimori.

Leia mais no especial Fujimori

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade