Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2002 - 21h09

Veto israelense à construção de mesquita gera protestos em Nazaré

Publicidade

da France Presse, em Nazaré

Cerca de 800 muçulmanos de Nazaré (norte de Israel) participaram hoje de um protesto em frente a basílica da Anunciação contra a decisão do governo israelense de impedir a construção de uma mesquita na cidade.

Após ter autorizado a construção do templo na esplanada da basílica, Israel ordenou ontem a interrupção das obras e estabeleceu um prazo de duas semanas para encontrar uma solução para a questão que provoca protestos dos cristãos, apoiados pelo Vaticano.

"Não queremos discórdia, mas a responsabilidade pela proibição da construção corresponde ao patriarca latino de Jerusalém (Monsenhor Michel Sabbah)", disse o líder religioso muçulmano da cidade, considerando que Michel Sabbah havia redobrado suas pressões para obter essa determinação.

Os muçulmanos exigem o cumprimento das decisões dos governos dos ex-primeiros-ministros israelenses Binyamin Netanyahu e Ehud Barak que autorizaram a construção, acreditam que a suspensão das obras não é provisória.

Israel autorizou em 1999 a construção da mesquita na cidade, provocando o fechamento por dois dias dos locais cristãos da Terra Santa em sinal de protesto, às vésperas de uma visita do Papa João Paulo 2º.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade