Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2002 - 19h22

Francês grava 90 min de imagens do resgate ao WTC no dia 11

Publicidade

da France Presse, em Washington

Um produtor francês, que realizava um documentário sobre os bombeiros de Nova York e que estava com eles no dia 11 de setembro, registrou em vídeo cerca de 90 minutos de imagens do resgate às vítimas do atentado ao World Trade Center. A fita está sendo investigada, segundo o jornal "New York Times".

Jules Naudet estava com os bombeiros no sul da ilha de Manhattan, próximo ao WTC, para registrar um vazamento de gás, quando registrou o momento em que o avião se chocou contra a primeira das Torres Gêmeas atingida pelos terroristas.

As imagens em que o avião parece ser tragado pelo edifício foram divulgadas por todas as redes de TV nos dias que se seguiram aos atentados. A continuação, no entanto, nunca teria sido mostrada e está em poder do FBI e dos bombeiros de Nova York.

A cena seguinte ao choque mostra um comandante do Corpo de Bombeiros e seus homens a bordo de um caminhão que se dirige ao edifício em chamas. As imagens mostram a tentativa dos bombeiros de estabelecer o controle no saguão do edifício.

Segundo a reportagem, logo em seguida chegam reforços e os bombeiros se prepararam para subir no prédio. Na fita é possível ouvir quando o segundo avião se choca contra a outra torre. O produtor continua registrando as imagens até que a segunda torre atingida cai e o pó invade o saguão do edifício.

Na gravação se ouve frases como "Onde fica a saída?", "É preciso descer todo mundo". Vários bombeiros que aparecem no vídeo morreram na queda da torre. De acordo com Francis Gribbon, porta-voz dos bombeiros de Nova York, não há nada comparável a esta gravação.

O produtor pretende fazer um documentário reservado aos familiares das vítimas dos atentados.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página