Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2002 - 15h47

Milhares participam de funeral de carteiro católico morto em Belfast

Publicidade

da France Presse, em Belfast (Irlnda do Norte)

Milhares de pessoas assistiram hoje ao funeral de Danny McColgan, 20, o jovem carteiro católico assassinado sábado (13) por um grupo armado protestante contrário ao processo de paz.

As escolas, a administração pública e as empresas norte-irlandesas fizeram uma pausa de dois minutos em memória de McColgan às 10h de Brasília, a pedido dos sindicatos de todas as profissões.

O jovem foi morto no local de trabalho em Rathcoole, região protestante dos bairros do Norte de Belfast, "simplesmente porque era católico", disse a polícia.

Milhares de pessoas, entre elas 2.000 funcionários dos Correios, formaram uma fila contínua desde a casa dos MacColgan até a igreja católica Star of the Sea, no Norte da cidade, onde a filha da vítima acabava de ser batizada.

Extremistas protestantes ameaçaram recentemente carteiros e professores católicos, classificando-os de "alvos legítimos".

Dois homens detidos ontem à noite como parte da investigação continuam em prisão provisória. Os funcionários dos Correios se negam a trabalhar enquanto não forem levantadas as ameaças de morte.

A Federação de Sindicatos da Irlanda do Norte (ICTU) convocou todas as profissões para participar de uma greve geral de meia jornada na próxima sexta-feira (18).

Leia mais no especial Reino Unido
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade