Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2008 - 17h08

Temporal atinge EUA e deixa 440 mil sem eletricidade

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 440 mil pessoas estão sem eletricidade no Estado americano da Califórnia, e também em partes do Oregon e de Washingon, segundo a Associated Press.

O corte de energia se deve a temporais com fortes chuvas e neve, além de rajadas de vento, principalmente na Califórnia.

Steve Yeater/AP
Richard Garcia observa estragos causados pela chuva em sua casa na Califórnia
Richard Garcia observa estragos causados pela chuva em sua casa na Califórnia

A cidade de San Francisco, na Califórnia, onde o volume de chuvas ultrapassou os 20 centímetros nas regiões mais afetadas e os ventos alcançaram 161 km/h, foi a mais castigada, segundo informações do Serviço Nacional de Meteorologia.

Os ventos que varreram a cidade arrancaram mais de 400 árvores, fazendo com que as autoridades declarassem o estado de emergência, mas não há relato de vítimas.

A tormenta também obrigou o fechamento de estradas e interferiu no transporte público na região de San Francisco, relataram os boletins do serviço meteorológico.

Reed Saxon/AP
Sacos de areia tentam conter área de alagamento na cidade de Los Angeles
Sacos de areia tentam conter área de alagamento na cidade de Los Angeles

O Estado da Califórnia iniciou operações de emergência e o governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, disse que falou com o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff, pelo telefone.

A região montanhosa da Sierra Nevada chegou a registrar a queda de 112 centímetros de neve em algumas partes, segundo o órgão meteorológico.

Nas proximidades das montanhas, já no Estado de Nevada, cerca de 3.500 pessoas no Condado de Lyon ficaram presas após um dique ter se rompido cerca de uma área rural. Não há notícias de feridos.

O nível das águas chegou a subir até quase um metro em partes de Fernley, também em Nevada.

Com Associated Press e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página