Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2002 - 18h12

Crise entre Índia e Paquistão está diminuindo, diz Powell

Publicidade

da France Presse, em Washington

A crítica situação entre a Índia e o Paquistão melhorou na última semana, disse hoje o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

"Baseado em minhas conversações tanto em Islamabad como em Nova Déli, acredito que as coisas melhoraram um pouco na semana passada", disse Powell ao canal de televisão Fox News, falando de Tóquio, onde deve assistir uma conferência sobre ajuda ao Afeganistão.

"Estou animado com o fato de tanto o presidente (Pervez) Musharraf como o primeiro-ministro (Atal Behari) Vajpayee estarem dispostos a encontrar um solução política e diplomática", afirmou.

Powell concluiu uma missão de paz no Paquistão e na Índia, sexta-feira passada, e disse que os rivais, ambos potências nucleares, parecem estar preparados para achar uma saída para a crise.

O chefe da diplomacia norte-americana reiterou hoje que Musharraf tem tomado medidas para desmantelar organizações extremistas e capturar seus líderes. "Também temos visto algumas ações na linha de controle que separa as duas partes na Caxemira", afirmou.

"Não vou minimizar a natureza perigosa da situação. Até que as coisas voltem ao normal e seja registrada um diminuição na escalada (de violência), temos que estar preocupados", disse Powell.

A Índia e o Paquistão se enfrentaram três vezes desde sua independência em 1947 e dois destes conflitos tiveram como origem as divergências sobre a Caxemira.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página